quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fale com a Rocha



"E o SENHOR falou a Moisés dizendo:Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado." Números 20:7-12

Moisés já havia passado por muitas coisas na sua vida. Teve sua vida poupada logo no seu nascimento (Ex. 2); foi criado como príncipe, mas rejeitou viver como tal (Heb 11:24); no seu ímpeto de juventude matou um homem egípcio (Ex. 2:12) pelo que teve que fugir e pastorear ovelhas no deserto por quarenta anos (Deus o estava preparando para algo maior); até que um dia, teve um encontro com Deus na experiência da sarça que se queimava, mas não se consumia. Mesmo com suas limitações, Deus o levanta para ser o libertador de Israel, da escravidão que já durava 430 anos. Depois dos 40 anos no deserto como pastor de ovelhas, sua impetuosidade, própria da juventude, havia se transformado em mansidão (Num 12:3), necessária para cumprir tão árdua tarefa por mais longos 40 anos, agora não mais lidando com ovelhas, mas com gente, e gente de todos os tipos (murmuradores, incrédulos, rebeldes, ingratos, etc.), mas também com pessoas crédulas e firmes como Josué e Calebe. 


Moisés teve a coragem de interceder pelo povo de Israel quando este, ao fazer um bezerro de ouro para adorá-lo, acendeu a ira de Deus para destruição. E essa coragem o levou a fazer uma oração que, duvido, algum de nós teria a coragem de fazer:

Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.” Êxodo 32:32

Esse mesmo homem de caráter tão nobre, tão experimentado, tão manso, que recebeu das mãos do próprio Deus as tábuas com os dez mandamentos – depois de tanta caminhada, de tantas coisas ao longo daqueles 40 anos, quando faltava tão pouco para ele entrar na terra prometida, quando estava tão perto – por conta de mais uma murmuração do povo (Num 20:1-3), perde a paciência, e no lugar de simplesmente falar à rocha, como Deus ordenou (v. 8), ele a fere (v. 11).

Com isto, Moisés não perdeu a sua salvação, Deus não riscou o seu nome do Seu Livro, mas foi impedido de entrar em Canaã; viu, porém não pisou na terra.

O que podemos tirar como lição desta história para nós? Muita coisa!

Nascemos e vivemos por permissão de Deus, temos momentos em que vivemos como príncipes e princesas, quando tudo dá certo, estamos no nosso conforto e achamos que jamais sairemos de lá; às vezes achamos que podemos resolver todos os problemas do mundo, mas às vezes mal conseguimos resolver os nossos. Então Deus nos faz muitas vezes atravessar desertos para ensinar o nosso coração, para forjar o nosso caráter, para mudar a nossa visão. Então, no deserto temos experiências profundas com Deus: o conhecemos, ouvimos sua voz, recebemos uma missão, a aceitamos com temor, aprendemos a ter intimidade com o Pai, passamos por inúmeras situações e vencemos. No entanto, chega uma hora em que a paciência acaba, em que atingimos nossos limites (que Deus conhece muito bem), e aí a nossa velha natureza vem à tona, e achamos que iremos resolver as coisas do nosso jeito, pela força, na marra, e não pelo Espírito de Deus.

“E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” Zacarias 4:6

Não adianta bater na rocha, feri-la... Não é assim que a coisa funciona, porque, mesmo que as águas brotem, isso não será bom, e pode nos custar caro.
Quem é a nossa rocha?

“Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.” Salmos 31:3

Deus é a nossa Rocha! Aleluia!

Fala a Ele o nome do teu problema; fala a Ele o quanto o sol tem te castigado neste deserto; fala a Ele o quanto as murmurações ao teu redor têm te incomodado; fala a Ele o quanto você está cansado; fala a Ele que você anseia pela tua ‘terra prometida’, mas não se esqueça: se Ele te conduziu até aqui, Ele te sustentará até o Dia de Cristo.

“E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” João 16:23

Fala à Rocha! Pede! Ele te ouvirá! A água sairá para que você seja aliviado! O deserto nada mais é do que uma fase, não um lugar permanente.

Canaã fica logo ali...

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." João 7:38



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...