quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fale com a Rocha



"E o SENHOR falou a Moisés dizendo:Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado." Números 20:7-12

Moisés já havia passado por muitas coisas na sua vida. Teve sua vida poupada logo no seu nascimento (Ex. 2); foi criado como príncipe, mas rejeitou viver como tal (Heb 11:24); no seu ímpeto de juventude matou um homem egípcio (Ex. 2:12) pelo que teve que fugir e pastorear ovelhas no deserto por quarenta anos (Deus o estava preparando para algo maior); até que um dia, teve um encontro com Deus na experiência da sarça que se queimava, mas não se consumia. Mesmo com suas limitações, Deus o levanta para ser o libertador de Israel, da escravidão que já durava 430 anos. Depois dos 40 anos no deserto como pastor de ovelhas, sua impetuosidade, própria da juventude, havia se transformado em mansidão (Num 12:3), necessária para cumprir tão árdua tarefa por mais longos 40 anos, agora não mais lidando com ovelhas, mas com gente, e gente de todos os tipos (murmuradores, incrédulos, rebeldes, ingratos, etc.), mas também com pessoas crédulas e firmes como Josué e Calebe. 


Moisés teve a coragem de interceder pelo povo de Israel quando este, ao fazer um bezerro de ouro para adorá-lo, acendeu a ira de Deus para destruição. E essa coragem o levou a fazer uma oração que, duvido, algum de nós teria a coragem de fazer:

Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.” Êxodo 32:32

Esse mesmo homem de caráter tão nobre, tão experimentado, tão manso, que recebeu das mãos do próprio Deus as tábuas com os dez mandamentos – depois de tanta caminhada, de tantas coisas ao longo daqueles 40 anos, quando faltava tão pouco para ele entrar na terra prometida, quando estava tão perto – por conta de mais uma murmuração do povo (Num 20:1-3), perde a paciência, e no lugar de simplesmente falar à rocha, como Deus ordenou (v. 8), ele a fere (v. 11).

Com isto, Moisés não perdeu a sua salvação, Deus não riscou o seu nome do Seu Livro, mas foi impedido de entrar em Canaã; viu, porém não pisou na terra.

O que podemos tirar como lição desta história para nós? Muita coisa!

Nascemos e vivemos por permissão de Deus, temos momentos em que vivemos como príncipes e princesas, quando tudo dá certo, estamos no nosso conforto e achamos que jamais sairemos de lá; às vezes achamos que podemos resolver todos os problemas do mundo, mas às vezes mal conseguimos resolver os nossos. Então Deus nos faz muitas vezes atravessar desertos para ensinar o nosso coração, para forjar o nosso caráter, para mudar a nossa visão. Então, no deserto temos experiências profundas com Deus: o conhecemos, ouvimos sua voz, recebemos uma missão, a aceitamos com temor, aprendemos a ter intimidade com o Pai, passamos por inúmeras situações e vencemos. No entanto, chega uma hora em que a paciência acaba, em que atingimos nossos limites (que Deus conhece muito bem), e aí a nossa velha natureza vem à tona, e achamos que iremos resolver as coisas do nosso jeito, pela força, na marra, e não pelo Espírito de Deus.

“E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” Zacarias 4:6

Não adianta bater na rocha, feri-la... Não é assim que a coisa funciona, porque, mesmo que as águas brotem, isso não será bom, e pode nos custar caro.
Quem é a nossa rocha?

“Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.” Salmos 31:3

Deus é a nossa Rocha! Aleluia!

Fala a Ele o nome do teu problema; fala a Ele o quanto o sol tem te castigado neste deserto; fala a Ele o quanto as murmurações ao teu redor têm te incomodado; fala a Ele o quanto você está cansado; fala a Ele que você anseia pela tua ‘terra prometida’, mas não se esqueça: se Ele te conduziu até aqui, Ele te sustentará até o Dia de Cristo.

“E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” João 16:23

Fala à Rocha! Pede! Ele te ouvirá! A água sairá para que você seja aliviado! O deserto nada mais é do que uma fase, não um lugar permanente.

Canaã fica logo ali...

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." João 7:38



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quando os sonhos se frustram

"E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho." Gênesis 30:22-24

A bíblia é a Palavra de Deus escrita por homens, pelos homens e para os homens. Ela contem histórias de homens e mulheres reais, que sorriram, que choraram, que venceram, que perderam, enfim, que viveram. Pessoas como eu e você: humanos, nada mais. Não existem super-heróis.

Quando olhamos para a bíblia, estamos certos de que as personagens que figuram nas Sagradas Escrituras são pessoas que, a despeito de suas fraquezas, lutaram por aquilo que acreditavam, por aquilo que sonhavam. Sonhar é algo típico do ser humano. Às vezes ouvimos falar sobre os 'sonhos' de Deus, mas Deus não sonha porque simplesmente um sonho pode se realizar ou não; e não há nada que Deus não possa fazer.

"Porque para Deus nada é impossível" Lucas 1:37

Mas nós sonhamos, porém não são todos os nossos que serão realizados. Alguns até serão, mas por um momento eles são adiados, e por quê? Porque Deus tem um plano certo, infalível para cada um de nós. Deus sempre tem o melhor!

Neste artigo quero destacar dois personagens bíblicos: Raquel, esposa do patriarca Jacó (Israel) e José, seu filho.

Raquel era uma mulher, até certo momento, uma mulher amargurada, frustrada pelo fato de ainda não poder gerar filhos para o seu esposo, Jacó. E além do desejo natural da mulher em ser mãe, a cultura daquela época via a mulher que não podia engravidar como uma mulher de segunda classe. A pressão sobre Raquel era muito grande. Ela viu a sua irmã, Lia, ter seis filhos de Jacó; as duas concubinas, quatro filhos, e ela, ainda não gerara nenhum. Podemos imaginar quanta frustração havia no coração de Raquel! Mas o texto diz que Deus se lembrou de Raquel e a curou da esterilidade. Deus é o Médico dos médicos! O sonho foi frustrado, adiado, mas Deus tinha o melhor para Raquel e nasce o seu primeiro filho: José.

"Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração." Gênesis 37:5-12. (dica: ler todo o capítulo)


José teve um sonho, um sonho autêntico porque era da parte de Deus. Ele, um dia, estaria sobre todos os seus irmãos, apesar de ser o mais novo, e ele teria uma posição de honra, de destaque entre todos da sua família, mas os sonhos não se cumprem no nosso tempo. Se cumprem no tempo de Deus. José, aos 17 anos de idade, foi vendido como escravo pelos próprios irmãos por 20 moedas de prata. Como José valida pouco àqueles que lhe eram tão próximos! Na verdade, o plano inicial era de matá-lo, por inveja, mas Deus tinha algo melhor a respeito de José. Sua história não acabaria assim. 

A notícia que deram para Jacó e Raquel era de que José havia sido morto por um animal feroz. A dor e a tristeza tomaram conta dos pais. Imaginemos Raquel. Esperou tanto tempo, sofreu tanto, Deus lhe deu José e quando ele era apenas um jovem, ela tem a notícia que ele havia morrido. 

Enquanto isso, José era entregue a serviços forçados na casa de um oficial de Faraó. Pra encurtar a história, José, falsamente acusado pela mulher daquele oficial, Potifar, foi parar na prisão. Lá, ele amargou alguns anos, mas ele não desistiu. Deus ainda estava com ele. Era o suficiente. Longe de sua casa, longe de sua terra, traído por seus irmãos, injustiçado no Egito, José podia ter se desesperado e desistido até da vida, mas ele não o fez. E no momento certo, quando nenhum homem em todo o Egito se arriscava a interpretar os dois sonhos do temido Faraó, José foi o único que os interpretou. Era a virada na vida de José: De escravo a governador do Egito. Os sonhos que ele teve quando era apenas um jovem, agora, depois de ter passado pela 'escola da dor', ele estava pronto para tomar posse daquilo que Deus estabelecera para ele. Deus é fiel! Louvado seja o Seu Nome!

E Raquel? Ah! sim, no tempo em que José enfrentava toda aquela situação de escravo até se tornar o segundo no reino, Deus não deixou Raquel sem filho. Lhe deu Benjamin, que quer dizer, filho da minha destra. Porém Raquel faleceu no parto. José, mais tarde, reencontra seus irmãos, inclusive o seu irmão mais novo que ele ainda não conhecia, Benjamin, que para nascer, sua mãe precisou morrer. A fome que assolava a terra naquela época não dizimou toda a família de Jacó porque Deus preparou José para aquele momento, e não vamos nos esquecer de que José foi fruto das orações e porque não dizer: dos sonhos de Raquel.

Em toda essa história, que tentei resumir ao máximo, mas que se encontra registrada no livro do Gênesis, capítulos 37 ao 50, nos faz ver como Deus age de maneiras que, muitas das vezes, não compreendemos. 

Hoje, talvez, ao ler este artigo, você tenha se identificado em muitos pontos desta história. Nem sempre entendemos o curso de nossa história, tão pouco o agir de Deus (sim, nada acontece sem a permissão dEle). Às vezes queremos que o nosso desejo se cumpra de imediato; outras vezes queremos que seja tudo do nosso jeito, e quando não acontece do jeito que a gente planejou, do jeito que a gente queria, muitas vezes o único sentimento que nos vem é: Frustração.

Mas saiba que assim como Ele fez o melhor para Raquel, de mulher estéril a mãe do governador do Egito, daquele que seria lembrado por gerações e gerações como aquele que Deus usou para poupar a vida dos patriarcas; assim como Ele fez o melhor na vida de José, que teve que passar por sofrimentos tão intensos, que chegou ao fundo do poço (humilhação, traição, calúnia, injustiça, prisão), mas Deus o fez assentar ao lado de Faraó, e seu nome seria lembrado para sempre.

Saiba que teus sonhos frustrados de hoje se tornarão motivos de alegria amanhã, porque Deus sempre tem o melhor! Não será do jeito que você acha. Será melhor! Acredite!

E se por suas frustrações você acha que chegou ao 'fundo do poço', vou concluir este artigo com a citação de uma pregação que eu ouvi: "Se você chegou ao fundo do poço, só há um lugar para olhar: para o alto".



"Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra." Salmos 121:1-2 (grifos meus)

Não desista dos seus sonhos porque Deus não desistiu de você!

domingo, 3 de junho de 2012

A Igreja Perseguida

Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
João 16:2
 "E de todos sereis odiados por causa do meu nome" Lucas 21:17

Neste domingo, 03/06/2012, enquanto muitos de nós, evangélicos brasileiros, voltam de suas igrejas, após terem participado da Escola Bíblica Dominical, de terem adorado a Deus no culto; outros que por algum motivo não puderam ir à igreja de manhã, mas que estão se programando para ir ao culto da noite, neste dia a Missão Portas Abertas (www.portasabertas.org.br) lembra o DIP (Domingo da Igreja Perseguida).

Aí você pode perguntar: "Mas a igreja não foi perseguida apenas nos primeiros séculos da era cristã?". A resposta é Não! A Igreja de Cristo sempre sofreu perseguições, e hoje, como no Brasil há liberdade religiosa, o Estado é laico, essa realidade triste e dura de nossos irmãos no mundo, é algo que a igreja brasileira prefere ignorar. Afinal de contas, saber que hoje irmãos nossos, principalmente aqueles que vivem nos países da chamada janela 10x40 (países em sua maioria comunistas e islâmicos), são perseguidos, presos, torturados e até mortos por causa do Evangelho, não é algo que interesse muito à maioria das lideranças brasileiras, e na verdade não interessa à maioria de nós. Essa que é a verdade. Por quê? Porque não é conosco. Porque não vemos! É o velho ditado: "O que os olhos não veem, o coração não sente".

"Vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar, cuidará fazer um serviço a Deus" João 16:2


Ontem assisti e compartilhei um vídeo com cenas fortíssimas que, confesso, quase não aguentei ver até o final! Seres humanos, filhos de Deus como nós, nossos irmãos, sendo brutalmente espancados, humilhados, alguns sendo queimados vivos! Não dá pra fazer de conta que isso não existe! Não dá pra fazer de conta que a Igreja não é perseguida! Ela é sim, e muito!

Alguns aqui no Brasil, quando alguém questiona as suas doutrinas ou faz alguma crítica à luz das Escrituras ou ainda quando as autoridades fecham as portas de suas igrejas em função de seus templos não oferecem um mínimo de segurança para os frequentadores, aí vem a demagogia: "Estamos sendo perseguidos!". Perseguidos, nós, do Brasil? Pesquise na Internet alguns vídeos sobre a igreja perseguida, depois diga se a igreja brasileira é perseguida.

Louvemos a Deus pela liberdade que temos (por enquanto) no nosso país, de ir e vir aos cultos com a bíblia na mão, de podermos cultuar a Deus em nossos templos sem nenhum impedimento, de comprar bíblias, livros, CDs, etc., mas não esqueçamos de orar pelos nossos irmãos que sofrem perseguição ao redor do mundo.













Igreja sendo queimada no Quênia


Além de orar, podemos:

1. Divulgar essas informações em nossas igrejas
2. Contribuir, através da Missão Portas Abertas, fazendo doações que serão revertidas em bíblias, material didático e todo tipo de ajuda aos irmãos nos países onde há perseguição
3. Enviar cartas, também através da Missão Portas Abertas, para irmãos que se encontram presos por causa do Evangelho.


Acesse:
www.domingodaigrejaperseguida.org.br
www.portasabertas.org.br

Fica uma pergunta para reflexão: O que temos feito com a nossa liberdade?


"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram" Romanos 12:15

sábado, 2 de junho de 2012

No colo do Pai

"Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele." Marcos 10:15

A Bíblia é repleta de figuras de linguagem para expressar a relação que Deus quer estabelecer a cada dia conosco. Uma das figuras mais belas, sem dúvida, é a da relação Pai e filho. E o que torna essa relação ainda mais profunda é o fato de nós não sermos filhos de direito, mas filhos adotados. Quando se adota uma criança, só há um critério para a escolha: o amor. E foi assim que Deus fez com cada um daqueles que Ele adotou e hoje chama de filho.

"Em amor nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo" Efésios 1:5

Não éramos filhos. Hoje somos! Louvado seja Deus por isso!

Neste processo de adoção, nascemos de novo (João 3), e passamos a ver Deus como o nosso Pai. É o primeiro amor! Somos como bebês espirituais que necessitam de atenção, cuidados, alimento não muito sólido. Ao menor sinal de choro, o nosso Pai vem correndo nos acalentar. Sentimos sua presença e nos acalmamos.

Mas neste processo, crescemos, aprendemos mais, e às vezes, achamos que já estamos bem grandinhos, que já sabemos tudo, que já podemos ir, sozinhos, a qualquer lugar. E em alguns momentos, aquele colo tão gostoso do Pai já não vemos mais como antes. Queremos correr, queremos nos aventurar. É normal de qualquer criança. Faz parte do crescimento. Faz parte do processo de amadurecimento.

O Pai sabe os perigos que corremos longe de seus braços, mas se insistirmos, Ele deixa a gente ir, mesmo com os avisos: "Cuidado! Não corre! Não vá muito longe de mim! Você vai cair! Você vai se machucar!", mas em certos momentos, já vamos indo tão longe que não conseguimos mais ouvir a voz do Pai, que vai ficando cada vez mais distante, mas o Pai está nos olhando, Ele está bem atrás de nós, atento a cada passo, atento aos perigos que corremos (Ele vê muito além). E de repente, aquela criança tropeça, cai, se machuca e olha pro sangue escorrendo no joelho (rs), e começa a chorar. Ela só pensa em uma coisa neste momento: Correr para o colo do Pai.

Assim somos nós, como filhos de Deus, fomos adotados por seu amor e por sua graça, nascemos de novo, começamos a ter uma nova vida, nos deliciamos da Sua Palavra... é tudo tão novo, tão deslumbrante! Aí vamos crescendo, conhecendo a sua Palavra, tendo experiências com Ele, já não choramos por qualquer coisa, já sabemos nos virar um pouco, e acabamos achando que já estamos tão espertos, tão independentes que já não precisamos tanto do colo Dele. Aí Ele nos deixa ir, nos deixa ter nossas experiências, nossas decepções, e voltamos, muitas das vezes feridos, com cicatrizes, mas voltamos. E quando voltamos, encontramos o nosso Pai de amor com os braços abertos,  olhar de misericórida, e pronto a dizer: "Está tudo bem! Papai está aqui!".

Descansemos no colo do Pai!

"E será que antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei" Isaías 65:24
E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
Isaías 65:24
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo
Efésios 1:5
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo
Efésios 1:5

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...