sábado, 7 de setembro de 2013

Acautelai-vos dos falsos profetas: Parte I - Pelos frutos os conhecereis

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." Mateus 7:15

Poucos tipos de pessoas são tão perigosos e tão daninhos para a Igreja como os falsos profetas. Eles falam em nome de Deus, mas não tem nada de Deus; tem aparência de piedade, mas por dentro são como sepulcros, cheios de podridão; suas bocas estão cheias de mentira e engano; suas palavras desviaram a muitos da verdade. 

O maior perigo é que eles não estão fora da igreja, mas dentro dela, disfarçados: lobos em pele de ovelha. Não por acaso, Jesus nos deixou essa advertência: Acautelai-vos dos falsos profetas. Ter cautela é ter cuidado, precaução, prudência. Muitos, ignorando este conselho do Mestre, viraram presas fáceis para esses impostores.

Já há algum tempo, Deus tem colocado em meu coração, o desejo de escrever uma série de artigos sobre esse tema tão relevante. Serão, pelo menos, dez artigos com abordagens diretas, pautadas, não em experiências, mas nas Sagradas Escrituras, nossa única regra de fé e prática.

Neste primeiro artigo, após esta breve introdução, o objetivo é bem simples e direto: Como reconhecer um falso profeta?

No mesmo texto de Mateus 7, Jesus fala, de forma bem clara, como conhecer um falso profeta: pelos frutos.

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? v. 16 (grifos meus)

Aquele que vem a você, dizendo que "Deus falou", "Deus disse", quais são os frutos na vida dessa pessoa? Como ela trata os seus? Como ela dá testemunho de sua fé? Como ela age para com o próximo? Qual o testemunho dessa pessoa na igreja, em casa, no trabalho, na vizinhança? Qual o ensino que esse pregador está trazendo? Que tipo de pessoa escreveu aquele livro que você está lendo? Já se fez essas perguntas antes de aceitar tudo como vindo da parte de Deus?

Os frutos evidenciam a árvore. Se você comer uma uva, não precisa ver a videira. Você sabe que aquela uva só pode ter vindo de uma videira, não de um espinheiro. 
Aquele que fala em nome de Deus, deve andar conforme a Sua Palavra, pois Deus não se contradiz.

Mas será que o falso profeta pode, em algum momento, dar algum bom fruto? A resposta é NÃO

"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons." v. 17-18 (grifos meus)

Cuidado com os falsos profetas! Eles estão por toda a parte.

No próximo artigo irei abordar a questão das supostas "novas revelações" que trazem falsos ensinos, não condizentes com a Bíblia, e que já fizeram e ainda fazem tanto mal à igreja.

5 comentários:

  1. Infelizmente estamos vivenciando isto em nossos dias.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu colega pelo excelente artigo,vá em frente escreva outros para possamos estar cada vez mais alertas contra os mensageiros de satanás.
    Pr.Rosivaldo Aguiar

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Jesus.
    Gostei do que escreveu "abordagens diretas, pautadas, não em experiências, mas nas Sagradas Escrituras, nossa única regra de fé e prática." Que Deus, nosso Senhor, lhe dê graça e sabedoria para escrever e revelar as riquezas das Escrituras.
    Pastor Ismael - blog Aqui eu Aprendi!
    http://aquieuaprendi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. apz, Ivanil.

    coloquei indicação de seu blog em Meus Parceiros:

    http://wallysou.com/parceiros-do-blog/

    abs, Deus te abençoe.

    wally.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...