domingo, 22 de dezembro de 2013

Lições de Jesus de Nazaré

"E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor."  Lucas 2:7-11

Deus tem o seu modo peculiar de agir e de nos dar seus ensinamentos. Nesta época de fim de ano, em que as pessoas estão preocupadas com as festas, com os presentes, com as compras, enfim, numa grande correria, praticamente todos estão envolvidos com duas festas: o Natal e o Ano Novo.

O Natal. Qual o seu sentido? Qual o seu significado? Será que as pessoas, em meio às comemorações, em meio aos fogos de artifício, até em meio a alguma emoção que toma conta de muitos, param para pensar naquele que deveria ocupar o centro, não só deste dia, mas de cada instante de nossa vida?

Naquela noite, provavelmente fria da cidade de Belém da Judéia, não havia lugar na estalagem para o jovem casal pousar a fim de que Maria desse à luz a seu filho primogênito. O único lugar que encontraram foi um estábulo (lugar onde ficavam os animais) e numa manjedoura puseram o menino. Manjedoura: nome bonito ao qual nos acostumamos, mas nada mais era do que o lugar onde se colocava a ração para os animais comerem. Não era um qualquer que estava nascendo naquele dia. Era o Rei dos reis, Senhor dos senhores, o próprio Deus encarnado! Nascia o Salvador do mundo. Não houve pompa, não houve festa na terra, mas houve uma festa no céu (Lucas 2:13). Apenas três pastores que guardavam seus rebanhos durante a noite, estiveram atentos e foram os primeiros a verem Jesus.

Seu tempo de vida terrena (Ele é Eterno) começava assim: de modo simples, discreto, imperceptível ao mundo, mas aquele dia mudaria a história da Humanidade; a dividiria em antes e depois dele.

E em seus poucos anos de vida aqui entre nós, o Deus que se tornou homem, nos ensinaria muitas lições, as quais quero, de modo bem resumido, compartilhar neste artigo:

Ele nos ensinou que, desta vida, nada trazemos e nada levaremos.
Nos ensinou que o que importa não são os bens materiais, mas sim os espirituais, que o ladrão não rouba e a traça não rói.
Nos ensinou que Deus não quer de nós sacrifícios, mas sim, misericórdia.
Nos ensinou a perdoar, assim como Ele nos perdoa.
Nos ensinou que seremos reconhecidos como seus discípulos não pelas roupas, costumes ou tradições, mas pelo amor com que devemos amar uns aos outros.
Nos ensinou que devemos chorar com os que choram e nos alegrar com os que se alegram.
Nos ensinou a abençoar, não amaldiçoar.
Nos ensinou a termos zelo pela sua casa, e não deixar que ela se transforme num covil de ladrões.
Nos ensinou a sermos como crianças se quisermos entrar em seu reino.
Nos ensinou a ter fé nele, não em nossas obras, para herdarmos a vida eterna.
Nos ensinou que, se quisermos segui-Lo, devemos, antes, negarmos a nós mesmos e tomarmos, a cada dia, a nossa cruz.
Nos ensinou que, para Ele, não somos meros números, mas pessoas importantes para Ele, e como suas ovelhas, podemos contar sempre com Ele; se nos desviarmos, Ele irá atrás de nós, curará as nossas feridas, nos porá em seus ombros e nos levará, em segurança, ao seu redil.
Nos ensinou que sem Ele, nada podemos fazer.
Nos ensinou, no Getsêmani, que podemos expressar a nossa dor, nossa angústia e nosso sofrimento, e sermos, simplesmente, humanos.
Nos ensinou no Calvário que seu sacrifício foi suficiente para a nossa redenção e salvação e que, agora, podemos descansar seguros nEle, pois Ele é o nosso Salvador.
Nos ensinou em sua ressurreição que, assim como Ele venceu a morte - podemos ter bom ânimo - nós venceremos também.

Em meio às comemorações de Natal, que nos lembremos disso: que o maior presente que podemos receber é ouvir e viver a Sua Palavra, pois como Ele mesmo disse:

"As palavras que eu vos digo são espírito e vida." João 6:63b

2 comentários:

  1. Palavra e reflexão maravilhosa irmão!
    O sentido do Natal pra muitos não passam de festas, consumo e presentes... totalmetne descaracterizado.
    Um belo domingo e bom fim de ano pra você e sua família.

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, irmão! Que Deus abençoe a você e sua família também.

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...