quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cristo, nossa páscoa!

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." 1 Coríntios 5:7

Páscoa. Quando ouvimos essa palavra, o que vem à mente da grande maioria das pessoas? Ovos de chocolate, feriado, viagem, etc. Mas o que isso tem a ver com a páscoa? Nada. Absolutamente nada.

A palavra "Páscoa" vem do hebraico Pessach que significa "passagem". A páscoa foi instituída por Deus através de Moisés, quando da saída do povo de Israel do Egito por volta do ano 1.500 a.C. Deus havia enviado 9 pragas sobre a terra do Egito. A última seria terrível! Todo primogênito do Egito, entre homens e até mesmo animais, morreria naquela noite se, na casa onde estivessem, não houvesse uma marca: a marca do sangue de um cordeiro. Este cordeiro deveria ficar com a família por duas semanas inteiras e, ao final desses 14 dias, o cordeiro deveria ser morto, sua carne comida e seu sangue espargido nos umbrais das portas das casas.

"E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor." Êxodo 12:6-11

Não havia tempo. Eles precisavam comer apressadamente porque naquela mesma noite, o anjo da morte passaria por toda a terra do Egito e, onde não houvesse a marca do sangue, haveria morte. E assim aconteceu. Faraó, vendo que seu primogênito estava morto, deixou Israel livre pra seguir o seu caminho rumo à Terra Prometida.

Um cordeiro, um inocente deveria morrer para que os israelitas fossem salvos.



O profeta João Batista, quando viu Jesus vir até ele, disse;

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29

Jesus é o Cordeiro de Deus. Ele não tinha manchas, não tinha pecado, não tinha culpa, mas voluntariamente, se ofereceu em nosso lugar para apagar os nossos pecados e nos dar a salvação. Havia um preço a ser pago, e ele pagou.

O profeta Isaías que viveu 7 séculos antes de Cristo, profetizou a respeito dele:

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53:5

Quando Cristo entra na nossa vida, nossos pecados são apagados, somos libertos, e recebemos a marca do sangue do Cordeiro em nossas vidas. Nada temos que temer. A morte já não tem poder sobre nós porque sobre nós está a marca do sangue de Jesus.

Não foi por acaso que Jesus morreu durante a Páscoa. Na última ceia, Ele próprio era o Cordeiro, e através do seu sacrifício, Ele estabeleceu a Nova Aliança no seu sangue.


"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha." 1 Coríntios 11:23-26

Cristo é a nossa Páscoa. Anunciemos a sua morte e a sua ressurreição até que Ele venha.


4 comentários:

  1. Glória a Deus, pois temos a verdadeira páscoa!
    paz!

    ResponderExcluir
  2. NO QUE FOI EXPOSTO DESCREVE BIBLICAMENTE O REAL SENTIDO DA PÁSCOA,SERVINDO AO NOVO CONVERTIDO,E ATÉ AO CRISTÃO COM MAIS ANOS NO CAMINHO,VAMOS CONTINUAR, ELE PROMETEU QUE VOLTARÁ PARA NOS BUSCAR !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo ao blog, Luiz Alberto.
      Um abraço

      Excluir

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...