quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O bom samaritano, quem é?

"Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira."
Lucas 10:29-37

Quem já não ouviu falar dessa parábola, contada por Jesus, a do bom samaritano? Jesus, em seu ministério, ensinou a muitos por parábolas e os Evangelhos nos deixaram registrados esses ensinamentos tão valiosos para a nossa vida.

Essa parábola trata, de forma bem objetiva, do que significa AMOR AO PRÓXIMO. De uma forma muito direta, Jesus nos ensina que amar ao próximo é mostrar misericórdia para com ele, é saber se compadecer de sua dor, de suas feridas.

Jesus cita dois tipos de religiosos - um sacerdote e um levita - que, mesmo conhecendo a lei e o que ela dizia sobre o amor ao próximo, não se comoveram, e passaram de largo.

Mas não foi o que fez um samaritano (povo que, naquela ocasião, tinha inimizade com os judeus). Aquele samaritano, vendo aquele homem quase morto por ter sido atacado por ladrões, imediatamente, "moveu-se de íntima compaixão" e cuidou dele.

Muitos, hoje, ao ver alguém ferido pelas adversidades da vida, passam de largo ao acharem que aquela situação foi algum tipo de "castigo" ou, quem sabe, ele mereceu aquilo, ou, ele tinha que passar por aquilo, em suma, procura inúmeras razões e justificativas para, simplesmente, passar longe. Não é de se admirar que Jesus citou um sacerdote e um levita. Hoje, da mesma forma, muitos que dizem ter experiência com Deus, agem da mesma maneira.


É preciso se compadecer da dor do outro: isso é que é "amar ao próximo como a ti mesmo".

Jesus nos deu o exemplo, pois se fez homem como nós para, somente assim, saber, na própria carne, o que é ser humano. E ele foi, e é, o único ser humano perfeito e, sendo Deus, é o nosso único e suficiente Salvador.

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Hebreus 4:15

Nossas atitudes falam muito mais que nossas palavras, e é isso que Deus quer de nós: atitude, atitude de compaixão, de amor ao próximo.

Que nos esforcemos para ser como o bom samaritano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...